Normas para publicação

1- Desenredos (ISSN 2175-3903) é uma revista eletrônica de periodicidade trimestral fundada em Teresina-PI, em julho de 2009, em substituição à revista impressa Amálgama, da qual circularam 5 edições entre os anos de 2002 e 2004. Fundada por Adriano Lobão Aragão e José Wanderson Lima Torres, Desenredos tem como missão estimular a criação artística e promover o debate de temas vinculados, direta ou indiretamente, à Literatura. Sendo assim, Desenredos não se propõe a ser uma revista literária stricto sensu, mas um espaço que, tomando a literatura como epicentro das Humanidades, esteja atento aos movimentos da Cultura. Serão bem-vindos, portanto, textos que abordando a linguagem, o cinema, a música, as artes plásticas, a filosofia, a religião, a antropologia, a pedagogia, a psicologia, a história etc. ajudem a expandir a compreensão do fenômeno literário.

2- Desenredos recebe colaborações em forma de contos, crônicas, traduções de textos literários ou ensaísticos, fotografias, artes visuais, entrevistas, ensaios, resenhas e artigos científicos. Caso se trate de colaboração já veiculada em outro(s) meio(s), o(s) autor(es) deve(m) avisar no ato da submissão, a fim de que o Conselho Editorial delibere se é viável ou não a republicação.

2.1- Uma tendência corrente no meio acadêmico, acentuada com a expansão das revistas acadêmicas no espaço virtual, faz com que cada vez mais se tornem tênues as fronteiras entre o ensaio e o artigo acadêmico. Para todos os efeitos, os Editores e os Conselheiros da revista Desenredos, apoiados em bibliografia especializada, consideram como traços distintivos do gênero ensaio: 1) a presença de uma liberdade crítica que o artigo, mercê de seu compromisso com a cientificidade, não goza; 2) focalização no subjetivo e no biográfico, em contraposição à impessoalidade do artigo; 3) abertura a experimentações estruturais e formais de variada natureza (hibridização com outros gêneros, inventividade vocabular, final inconclusivo, etc); 4) o ensaio não pressupõe uma pesquisa empírica que o fundamente, ao contrário do artigo, que geralmente divulga os resultados de uma pesquisa científica; 5) por ser um gênero mais subjetivo e experimental, em comparação com o artigo, o ensaio não possui limites de página, não exige uma localização detalhada de suas remissões (a simples nomeação do autor já basta, sem que se seja obrigado a citar obra, ano de publicação etc) nem requer necessariamente bibliografia ao final. Na prática, estes critérios nem sempre funcionam: há textos que se colocam tão exatamente numa zona fronteiriça que exige do Conselho Editorial um exame classificatório mais rigoroso.

2.2- A seção intitulada “Prosa” publicará tanto textos de caráter ficcional (conto, crônica literária, fábulas, parábolas etc) quanto textos de caráter mais informativo, mais leves e breves, que não satisfaçam plenamente os critérios do ensaio e do artigo acadêmico.

3- Os interessados em colaborar com Desenredos devem encaminhar o trabalho digitado em  Microsoft Word, em fonte Arial, tamanho 12, digitado em espaço 1,5, em folha A4 (210mm X 297 mm), com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, alinhamento justificado, sem necessidade de numeração nas páginas.

4- Cada autor deve colocar, no fim do texto, um breve informe biográfico de, no máximo, três linhas. A divulgação do e-mail é opcional.

5- Só serão aceitos ensaios, resenhas e artigos científicos com, no máximo, três autores.

6- As Referências dos artigos científicos devem seguir a NBR6023  da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, bem como conter resumo em português e numa língua estrangeira moderna, seguido de aproximadamente cinco palavras-chave.

7- As imagens devem ser enviadas em anexo em formato digital (“.jpg” ou “.tiff”), além de constarem anexadas ao texto no local onde elas aparecerão. Os autores devem enviar também, junto com seus trabalhos, a autorização para a utilização de fotografias, fotomontagens, ilustrações, quadros, etc, quando estes não forem de domínio público ou não forem de autoria própria.

8- Qualquer informação, opinião, posicionamento ideológico nos textos é de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos Editores e do Conselho Editorial.

9- A revisão gramatical e de normatização técnica é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

10- Ao enviar o material para a avaliação,  compreende-se que o autor esteja autorizando sua publicação no site www.desenredos.com.br, na respectiva edição impressa e demais veículos de publicação e divulgação que a Desenredos venha a fazer uso.

11- Os trabalhos deverão ser enviados aos Editores responsáveis por Desenredos através do seguinte endereço eletrônico: lobaoaragao@gmail.com

12- Desenredos não confirma o recebimento de originais. Caso o texto enviado seja selecionado pelo conselho editorial para publicação, entraremos em contato via e-mail.